terça-feira, 25 de novembro de 2014

A SALGA NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

A SALGA NA CONSERVAÇÃO DE ALIMENTOS

O sal é uma substância higroscópica, ou seja, absorve umidade. Em dias de chuva, constatamos que o sal dentro do saleiro fica úmido e, posteriormente, empedrado, devido ao excesso de umidade do ar (EVANGELISTA, 2001). 

É justamente com esta finalidade que a salga é utilizada na conservação e alimentos: retirar a umidade. Além de contribuir para a conservação do alimento, fornece produtos de aroma e sabor característicos, aumenta a retenção de água no produto, favorecendo a maciez e em produtos enlatados e esterilizados contribuir juntamente com outros constituintes para reduzir o tempo de processamento térmico requerido para atingir e manter a qualidade do produto final.

Trata-se de uma técnica antiga, usada pelos romanos para peixes, azeitonas, camarões e queijos. Hoje é menos utilizada que no passado, em virtude de outras técnicas de conservação de alimentos, mas ainda é utilizada para alguns tipos de alimentos: anchova, arenque, bacalhau, carnes, chucrute, chips, queijos. 

Possui a desvantagem de facilitar a perda de alguns nutrientes solúveis em água, não destruir toxinas de origem microbiana e não impedir o crescimento de microorganismos halofílicos.


O sal é uma substância higroscópica

Nenhum comentário:

Postar um comentário