quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Meio ambiente

Meio ambiente

meio ambiente, habitualmente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem naTerra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influências e infraestrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Conceito

O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:
Na Conferência de Estocolmo, organizada pelas Nações Unidas em 1972, que abordou o tema a relação da sociedade com o do meio ambiente, sendo assim a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente, este foi definido como sendo "o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas.
No Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) estabelecida pela Lei No. 6.938 de 31 de agosto de 1981 e regulamentada pelo Decreto nº 99.274, de 6 de junho de 1990 define meio ambiente como "o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas". 
Em Portugal, o meio ambiente é definido pela Lei de Bases do Ambiente (Lei nº 11/87) como "o conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações, e dos factores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade de vida do homem.

Composição

As ciências da Terra geralmente reconhecem quatro esferas, a litosfera, a hidrosfera e a atmosfera ,que juntas formam a biosfera 3 ;correspondentes respetivamente às rochaságuaar e vida. Alguns cientistas incluem, como parte das esferas da Terra, a criosfera(correspondendo ao gelo) como uma porção distinta da hidrosfera, assim como a pedosfera (correspondendo ao solo) como uma esfera ativa.
Ciências da Terra é um termo genérico para as ciências relacionadas ao planeta Terra.4 Há quatro disciplinas principais nas ciências da Terra: geografiageologiageofísica e geodésia. Essas disciplinas principais usam físicaquímicabiologiacronologia ematemática para criar um entendimento qualitativo e quantitativo para as áreas principais ou esferas do "sistema da Terra"

Atividades geológicas

crosta da Terra, ou litosfera, é a superfície sólida externa do planeta e é química e mecanicamente diferente do manto do interior. A crosta tem sido gerada largamente pelo processo de criação das rochas ígneas, no qual o magma (rocha derretida) se resfria e se solidifica para formar rocha sólida. Abaixo da litosfera se encontra o manto no qual é aquecido pela desintegração dos elementos radioativos. O processo de convecção faz as placas da litosfera se moverem, mesmo lentamente. O processo resultante é conhecido como tectonismo.5 6 7 Vulcões se formam primariamente pelo derretimento do material da crosta da zona de subducção ou pela ascensão do manto nas dorsais oceânicas e pluma mantélica.

Rios

Um rio é um curso de água natural, geralmente de água doce, fluindo em direção a umoceanolagomar, ou outro rio. Em alguns poucos casos, o rio simplesmente flui para o solo ou seca completamente antes de alcançar outro corpo de água. Rios pequenos podem ser conhecidos por vários outros nomes, incluindo córregoangra e ribeiro.
Nos Estados Unidos um rio é classificado como tal se tiver mais de dezoito metros de largura. A água do rio geralmente está em um canal, formado por um leito entre bancos. Em rios mais largos há também muitas zonas sujeitas a inundações formadas pelas águas deenchente atingindo o canal. Essas zonas podem ser bem largas em relação ao tamanho do canal do rio. Rios são parte do ciclo da água. A água do rio é geralmente coletada da precipitação através da bacia hidrográfica e por reabastecimento da água subterrânea,nascentes e liberação da água armazenada nas geleiras e coberturas de neve.
Um córrego é um corpo de água fluindo com uma corrente, confinado entre um berço e bancos. Em alguns países ou comunidades, um córrego pode ser definido por seu tamanho. Nos Estados Unidos um córrego é classificado como um curso de água com menos que dezoito metros de largura. Córregos são importantescorredores que conectam habitats fragmentados e assim conservam a biodiversidade. O estudo de córregos e caminhos de água em geral é conhecido como hidrologia de superfície.11 Os córregos incluem angras, os afluentes que não alcançam um oceano e não se conectam com um outro córrego ou rio, e os ribeiros que são pequenos córregos geralmente originários de uma nascente ou escoam para o mar.

Lagos

O lago (do latim lacus) é um acidente geográfico, um corpo de água que está localizado no fundo de uma depressão. O corpo de água é considerado um lago quando está cercado por terra, não faz parte de um oceano, é mais largo e mais profundo que umalagoa e é alimentado por um rio.
Lagos naturais da Terra são geralmente encontrados em áreas montanhosasriftes, e áreas com glaciação em andamento ou recente. Outros lagos são encontrados em bacias endorreicas ou ao longo do curso de rios maduros. Em algumas partes do mundo, há muitos lagos por causa do caótico padrão de drenagem deixado pela última Era do Gelo. Todos os lagos são temporários em relação a escalas geológicas de tempo, pois eles são lentamente preenchidos com sedimentos ou são liberados da bacia que os contém.

Atmosfera[editar | editar código-fonte]

Top of Atmosphere.jpg
Lightnings sequence 2 animation.gif
A atmosfera da Terra serve como um fator principal para sustentar o ecossistema planetário. A fina camada de gases que envolve a Terra é mantida no lugar pela gravidade do planeta. O ar seco consiste em 78% de nitrogênio, 21% oxigênio, 1% árgon e outros gases inertes como o dióxido de carbono. Os gases restantes são geralmente referenciados como "trace gases",12 entre os quais se encontram os gases do efeito estufa como o vapor d'água, dióxido de carbono, metanoóxido nitroso e ozônio. O ar filtrado inclui pequenas quantidades de muitos outros compostos químicos. O ar também contém uma quantidade variável de vapor d'água e suspensões de gotas de água e cristais degelo vistos como nuvens. Muitas substâncias naturais podem estar presentes em quantidades mínimas em amostras de ar não filtrado, incluindo poeirapólen e esporosmaresiacinzas vulcânicas e meteoroide. Vários poluentes industriais também podem estar presentes, como cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúormercúrio na forma elementar, e compostos de enxofre como o dióxido de enxofre [SO²].
camada de ozônio da atmosfera terrestre possui um importante papel em reduzir a quantidade de radiação ultravioleta (UV) que atinge a superfície. Como o DNA é facilmente danificado pela luz UV, isso serve como proteção para a vida na superfície. A atmosfera também retém calor durante a noite, assim reduzindo os extremos de temperatura durante o dia.


quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Pasteurização!

Pasteurização

No final do século XIX, Franz von Soxhlet propôs a aplicação do procedimento da pasteurização para o leite in natura, comprovando que o processo era eficaz para a destruição das bactérias existentes neste produto.
Deste modo, deram origem não só a um importante método de conservação, como também a uma medida higiénica fundamental para preservar a saúde dos consumidores e conservar a qualidade dos produtos alimentícios.
É um método para eliminar a flora patogênica e, com isso conservar os alimentos por mais tempo. As bactérias são micro organismos que podem transmitir doenças (graves) ao ser humano. Esse processo inativa as fosfatases (enzima encontrada no leite que não é submetido a nenhum tratamento térmico), reduz o número total de bactérias e destrói as patogênicas, como o bacilo tuberculoso, as scamonelas, as bruxelas e os estreptococos, entre outras. Na pasteurização, o leite é elevado a uma temperatura de 72º e 75º graus centígrados por um tempo de 15 a 20 segundos e, em seguida, é resfriado rapidamente a 3 graus centígrados para garantir a conservação do produto. 

Para garantir melhor higiene é preciso ferver o leite antes de tomá-lo?  Não. O beneficiamento (filtragem, padronização, homogeneização e pasteurização) garante a qualidade e perfeita higiene do leite que você compra. Aquecendo o leite acima de 96 graus centígrados você perderá grande quantidade de vitaminas, proteínas e os lactobacilos do produto.
O que é homogeneização?  É um processo onde a gordura é reduzida a micropartículas, resultando em em leite mais digestivo e saboroso. Isto evita a formação da "nata" que é tão inconveniente e está presente em todos os leites não homogeneizados. 
Todo leite é pasteurizado?  Não. Existe o leite vendido a granel, conhecido como "leite da carrocinha", que não passa por nenhum processo de beneficiamento e por isso há um risco à saúde, ao ser consumido pela população. 
A pasteurização não modifica o sabor do leite e pouco altera seu valor nutritivo. No mercado brasileiro há três tipos de leite pasteurizado - A, B e C, que são classificados de acordo com a higiene na ordenha, o resfriamento imediato na fazenda, a contagem de microorganismos antes e após a pasteurização. 
LEITE TIPO A  É um leite de excelente qualidade microbiológica, podendo ser consumido, desde que resfriado e armazenado corretamente, de 5 a 7 dias após a pasteurização. O leite tipo A é pasteurizado e embalado na própria fazenda. A legislação brasileira só permite a produção de leite tipo A integral, ou seja, não é retirada nenhuma parte da gordura. Não há leite tipo A desnatado ou semidesnatado. Veja na Tabela a comparação do perfil nutricional do leite integral e do leite longa vida semidesnatado. 
LEITE TIPO B  É um leite de boa qualidade. Porém a contagem de microorganismos, no momento da pasteurização, atinge níveis mais elevados do que no tipo A, devido à menor exigência na produção do leite e na sua refrigeração. Além disso, ele não é pasteurizado nem embalado na própria fazenda, como o tipo A. Por isso, há uma maior intervalo entre a ordenha e a pasteurização. Como o leite tipo A, o tipo B também só pode ser encontrado na forma integral. 
LEITE TIPO C  O leite tipo C, na maioria dos casos, é procedente de produtor que não possui o equipamento ordenha mecânica para tirar o leite. De qualquer maneira, há exigências durante a ordenha do leite C, sendo que o produto, com algumas exceções, é transportado em temperatura ambiente da fazenda até a usina de pasteurização.  A conseqüência é que o leite pasteurizado tipo C, normalmente, tem uma vida de prateleira mais curta - menos de 3 dias. 
COMPOSIÇÃO MÉDIA DO LEITE INTEGRAL E SEMIDESNATADO  Leite integral Leite semidesnatado  calorias (kcal) 61 50  proteínas (g) 3,3 3,3  gordura (g) 3,3 2  colesterol (mg) 13,5 9,0  proteínas (% kcal) 21 27  carboidratos (% kcal) 30 38  gordura (% kcal) 49 35  * O leite semidesnatado tem 40% menos gordura que o leite integral.  Mas a quantidade de proteínas é a mesma. 

Como conservar melhor o leite pasteurizado: 
Guarde o leite pasteurizado na prateleira mais alta da geladeira.  Coloque-o no fundo da prateleira, onde há menor variação de temperatura.  Nunca guarde o leite pasteurizado na porta da geladeira.  Retire o leite da geladeira só na hora do uso e retorne-o à refrigeração o mais cedo possível.  Na hora de compra verifique sempre a data de produção e de validade do seu leite pasteurizado

Queijo Gorgonzola !

gorgonzola é uma variedade de queijo azul fabricado com leite de vaca, originário da localidade de Gorgonzola, nos arredores de Milão, na Itália.
A sua massa é cremosa, tem um sabor agradável e um aroma intenso.
Neste queijo, assim como em todos os queijos azuis, no processo de maturação, são injetados fungos, que fazem com que tenha veias verde-azuladas e que lhe dão um sabor especial. Neste caso, injeta-se o Penicillium.
Na fabricação industrial atualmente usa-se o processo HTST ("High Temperature Short Time") para pasteurizá-lo. Outro método de pasteurização é o ejetor de vapor.

Falta de água

escassez de água é um problema ambiental cujos impactos tendem a ser cada vez mais graves caso o manejo dos recursos hídricos não seja revisto pelos países. Atualmente, mais de um bilhão de pessoas já não têm acesso a água potável suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias. A pecuária, que por vezes contamina rios e lençóis freáticos, contribui de maneira decisiva para a escassez de água, uma vez que, de acordo com relatório publicado em 2003 pela FAO, para se produzir 1 kg de carne são consumidos cerca de 15.000 litros de água, enquanto são necessários apenas 1.300 litros para se produzir a mesma quantidade de grãos. Essa falta, essa escassez de água acaba prejudicando ainda mais a população que não possui uma condição financeira tão boa.

Dicas de como economizar água (consumo consciente de água)
- Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
- Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
- Usar a máquina de lavar roupas na capacidade máxima;
- Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;
- Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Além de correr o risco de entupir o encanamento da residência, esta prática polui os rios e dificulta o tratamento da água;
- Não deixar que ocorram vazamentos em encanamentos dentro da residência;
- Entrar em contato com a companhia de água ao verificar vazamentos de água na rede externa;
- Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
- Reutilizar a água sempre que possível; 
- Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
- Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
- Lavar o carro com balde ao invés de mangueira;
- Captar a água da chuva com baldes. Esta água pode ser usada para lavar carros, quintais e regar plantas;
- Tratar a água de piscinas para não precisar trocar com freqüência. Outra dica é cobrir a piscina com lona, enquanto não ocorre o uso, para evitar a evaporação;
- Colocar sistemas de controle de fluxo de água (aeradores) no bico das torneira.
Economize água,sabendo usar não vai faltar!

Sistema solar

Sistema Solar

Sistema Solar compreende o conjunto constituído pelo Sol e todos os corpos celestes que estão sob seu domínio gravitacional. A estrelacentral, maior componente do sistema (respondendo por mais de 99,85% da massa total 4 ), gera sua energia através da fusão dehidrogênio em hélio, dois de seus principais constituintes. Os quatroplanetas mais próximos do Sol (MercúrioVênusTerra e Marte) possuem em comum uma crosta sólida e rochosa, razão pela qual se classificam no grupo dos planetas telúricos. Mais afastados, os quatrogigantes gasososJúpiterSaturnoUrano e Netuno, são os componentes de maior massa do sistema logo após o próprio Sol. Dos cinco planetas anõesCeres é o que se localiza mais próximo do centro do Sistema Solar, enquanto todos os outros, PlutãoHaumeaÉris eMakemake, se encontram além da órbita de Netuno.
Permeando praticamente toda a extensão do Sistema Solar, existem incontáveis objetos que constituem a classe dos corpos menores. Osasteroides, essencialmente rochosos, concentram-se numa faixa entre as órbitas de Marte e Júpiter que se assemelha a um cinturão. Além da órbita do último planeta, a temperatura é suficientemente baixa para permitir a existência de fragmentos de gelo, que se aglomeram sobretudo nas regiões do Cinturão de KuiperDisco disperso e naNuvem de Oort; esporadicamente são desviados para o interior do sistema onde, pela ação do calor do Sol, se transformam em cometas. Muitos corpos, por sua vez, possuem força gravitacional suficiente para manter orbitando em torno de si objetos menores, os satélites naturais, com as mais variadas formas e dimensões. Os planetas gigantes apresentam, ainda, sistemas de anéis planetários, uma faixa composta por minúsculas partículas de gelo e poeira.
O Sistema Solar, de acordo com a teoria mais aceita hoje em dia, teve origem a partir de uma nuvem molecular que, por alguma perturbação gravitacional, entrou em colapso e formou a estrela central, enquanto seus remanescentes geraram os demais corpos. Em sua configuração atual, todos os componentes descrevem órbitas praticamente elípticasao redor do Sol, constituindo um sistema dinâmico onde os corpos estão em mútua interação mediada sobretudo pela força gravitacional. A sua estrutura tem sido objeto de estudos desde a antiguidade, mas somente há cinco séculos a humanidade reconheceu o fato de que o Sol, e não a Terra, constitui o centro do movimento planetário. Desde então, a evolução dos equipamentos de pesquisa, como telescópios, possibilitou uma maior compreensão do sistema. Entretanto, detalhes sem precedentes foram obtidos somente após o envio de sondas espaciais a todos os planetas, que retornam imagens e dados com precisão nunca antes alcançada.Montagem Sistema Solar.jpg